Skip to content Skip to footer

Para os apaixonados em história, o bairro do Cambuci pode ser o lugar perfeito para conhecer. Um dos distritos mais antigos de São Paulo, o Cambuci é referência em arte, cultura e história, com vários museus e revoluções que marcaram a história da capital paulista.

O bairro, que foi a casa de Alfredo Volpi, um dos maiores artistas do Brasil, e de Waldemar Seyssel, o famoso Palhaço Arrelia, conta com muitos pontos interessantes, cuja visita é essencial para todos os paulistas.

Então venha conferir com a Livar tudo o que esse bairro tem a oferecer!

Mobilidade e Transporte

O distrito está localizado em uma área privilegiada, devido ao fácil acesso para outros lugares do centro. O Cambuci está no sudeste do Marco Zero na Praça da Sé, o que o torna vizinho da Mooca, Vila Mariana, Liberdade, Aclimação e o Ipiranga. O bairro está perto da Avenida do Estado e da Dom Pedro I, ou seja, é ótimo para carros e ônibus transitarem. Além disso, o metrô interliga o local pelas estações São Joaquim da Linha-1 Azul e Dom Pedro II, da Linha-3 Vermelha.

Curiosidades

O bairro ganhou esse nome em homenagem a uma fruta nativa da Mata Atlântica. O nome Cambuci tem origem tupi-guarani. O seu significado é “pote”, por conta da semelhança do formato da fruta com o de um pote de cerâmica. A fruta era famosa em São Paulo.

O Cambuci também é conhecido por outro motivo: o bairro foi o considerado o berço do anarquismo no século XX, por conta das constantes manifestações operárias. A região também foi um dos palcos da Revolta Paulista de 1924, junto ao Brás e à Mooca. Nesse meio tempo, a atual Igreja da Glória foi ocupada e serviu como trincheira.

Educação

O Cambuci conta com diversas escolas famosas, que são exemplos de educação no país. Como os colégios particulares Pueri Domus e Marista, e as escolas técnicas SENAI e a Walter Belian. Além disso, o bairro também possui diversas escolas estaduais de ensino fundamental e médio, como a Oscar Thompson.

Lazer

Lazer é o que não falta nesse bairro. O Cambuci é conhecido por ser berço de diversos acontecimentos históricos de São Paulo e, por isso, abriga três dos museus mais importantes da história da capital. O Museu do Ipiranga, inaugurado em 1890, é um deles.

O local é especializado em história e cultura, e integra a Universidade de São Paulo (USP). Por sua vez, o Museu da Imigração, costumava ser uma hospedaria para que imigrantes e migrantes pudessem se instalar na cidade e encontrar um emprego. O terceiro museu que integra o bairro é o Museu do Cinema, que possui um grande acervo de máquinas, câmeras e equipamentos.

O bairro também abriga dois parques, muito famosos na capital paulista. O primeiro é o Parque da Independência, que também integra a USP e conta com o riacho onde Dom Pedro I declarou a independência do Brasil em 1822. O segundo é o Parque da Aclimação, que conta com diversas espécies nativas e exóticas de animais, bosques e espaço livre para realizar atividades físicas.

História do bairro

A história do Cambuci se inicia no século XVI, quando ainda era apenas uma trilha que as pessoas utilizavam para pegar o Caminho do Mar e chegar à cidade de Santos.

Porém, o local só passou a ter cara de bairro no início do século XX, quando as estradas de terra passaram a ser pavimentadas e se tornaram ruas. O bairro também foi marcado pela chegada de imigrantes italianos e sírio-libaneses, por conta do crescimento das fábricas ao redor do distrito.

Portanto, vale a pena conhecer esse bairro que carrega tanto da história da capital!

Mostrar comentáriosClose Comments

Deixe um comentário