Guia de bairros 24 de janeiro de 2023
Conhecido como o maior polo comercial de roupas do Brasil, o Brás é um dos principais bairros da zona central de São Paulo. Com uma ótima localização, o local, além de abastecer o estoque de lojas de todo o país, foi palco de movimentos sociais e conta com muita cultura, que fazem parte da história da capital paulista.
Se você ainda não conhece tudo o que esse bairro tem para oferecer, trouxemos alguns fatos essenciais que você precisa saber antes de fazer uma visita. Então, confira mais sobre o Brás com a Livar!
Mobilidade e Transporte
Se você trabalha na região do centro e procura um bairro que seja perto de tudo, o Brás é uma das melhores opções. Vizinho de bairros como o Bom Retiro, Mooca, Sé, Belém e Cambuci, o distrito conta com fácil acesso a várias vias. Marginal Tietê, Radial Leste e Avenida do Estado – que inclusive, tem o famoso Mercadão (Mercado Municipal de São Paulo), fazem parte da rota do bairro.
Agora, em relação a transporte, o Brás conta com a sua própria estação, na Linha 3-Vermelha do metrô, que tem baldeação com a Linha 10-Turquesa da CPTM. Além disso, o bairro possui as diversas linhas de ônibus que rodam pelos arredores da região.
Curiosidades
O bairro passou a receber um grande número de imigrantes italianos, por conta da produção de café no século XVIII. Com o crescimento do comércio popular, o Brás acolheu armênios, bolivianos, chineses e gregos, além da forte presença dos nordestinos no bairro, o que fez com que o distrito se tornasse um grande ponto cultural e o seu comércio crescesse tanto, a ponto de movimentar a economia de todo o país.
Educação
A Secretaria de Estado de Educação (SEE São Paulo) está localizada no Brás. Além disso, o bairro conta com diversas creches e escolas, como a centenária Escola Estadual Romão Puiggari. Outra opção para os que gostam de estudar é a ETEC Carlos de Campos, e a SP Escola de Teatro, que oferece cursos de artes cênicas. O bairro também abriga a Faculdade de Tecnologia SENAI Antoine Skaf, com cursos na área tecnológica.
Lazer
Para quem gosta de ir as compras, o Brás oferece diversas alternativas. Conhecido por ser um importante centro de comércio atacadista no Brasil, o bairro conta com a famosa Feirinha da Madrugada, que acontece durante os dias da semana e aos sábados, das 3h às 10h. Além disso, as inúmeras lojas e galerias que abastecem os comércios de todo o país, são lugares indispensáveis por conta da variedade de peças e preços baratos.
Agora, se você procura um evento que garante lazer para toda a família, a tradicional Festa de São Vito, acontece todos os anos no mês de junho, no Brás, realizada pela Associação Beneficente São Vito Mártir. A comemoração é tradição dos italianos que imigraram para o local. Portanto, o que não falta são opções de lazer nesse bairro.
História do Bairro
Antes de se tornar o Brás que todos conhecem, na região do bairro habitava apenas uma grande chácara, que pertencia ao português José Braz. No século XVIII, ele construiu a igreja Senhor Bom Jesus do Matosinho, que mais tarde se tornou a Igreja do Brás. Assim, se deu início ao bairro do Brás.
Desde então, o bairro passou a se desenvolver com a chegada de imigrantes italianos e dos nordestinos. A chegada dessas pessoas fez o comércio local crescer nos anos 40. Então, se o seu sonho é morar no coração de São Paulo, vale a pena conhecer o Brás!