Skip to content Skip to footer

Comprar um apartamento é um sonho para muitas pessoas, principalmente para aqueles que tem planos de se casar e querem conquistar um imóvel com o seu amor. Você já pensou em composição de renda na hora de comprar o seu apartamento? Estudos feitos pelo Instituto DataFolha apontam que cerca de 87% dos brasileiros sonham com a casa própria. Dessa porcentagem, 51% são casados ou estão em união estável.

Além disso, qual a melhor forma de aproveitar essa conquista a não ser compartilhando o seu sonho com alguém que você ama? Fazer uma compra importante como essa, unindo a renda dos dois integrantes do casal, traz diversos benefícios, não só financeiros, mas para a relação também. Afinal, já dizia Miguel de Cervantes: “Quando se sonha sozinho é apenas um sonho. Quando se sonha junto é o começo da realidade”. Confira abaixo quais são as vantagens de comprar um apartamento com o seu amor, aderindo à composição de renda.

Casamento e composição de renda: o match perfeito

Para quem está pensando em se casar, já vive em um casamento ou está em união estável, a melhor opção, quando se pensa em comprar um apartamento, é investir em compra conjunta. Principalmente para aqueles que pensam em aumentar a família no futuro.

Afinal, comprar um imóvel garante tranquilidade financeira, possibilitando que as famílias possam juntar dinheiro para investir nos estudos e na saúde dos filhos, por exemplo. Além de proporcionar segurança e bem-estar social, os apartamentos possuem regras de convivência que ajudam a manter o ambiente um local agradável, perfeito para que crianças possam crescer e desenvolver habilidades sociais.

É importante ressaltar que, por lei, em um casamento, ambas as partes envolvidas na compra têm direito a 50% do imóvel.

Composição de renda é mais economia para o seu bolso

Optar pela composição de renda também pode ser a melhor opção para aqueles que querem economizar. Afinal, nessa configuração de compra, todos os envolvidos irão contribuir com o pagamento. E para economizar ainda mais, os participantes da compra podem conversar sobre dividir os custos restantes para manter um apartamento, como compras do mês, decorações e manutenções.

Ah, e você não precisa estar oficialmente casado para compor renda com alguém na compra de um imóvel próprio! E muito menos morar juntos. A compra do seu primeiro apartamento pode ser feita com o seu amor, seja namorado ou namorada, seus familiares e até amigos. Na Caixa Econômica Federal, você pode compor renda com até 2 pessoas diferentes. Nesses casos, a porcentagem do imóvel que a pessoa vai ter direito vai ser proporcional à quantia que ela pagou e está registrado. Mas o nome de todos precisa constar no contrato.

Se você não está casado ou em união estável com a pessoa que está realizando a compra com você, é necessário incluir o nome dos participantes da compra para que todos tenham direito sobre o imóvel. Vale lembrar que é importante guardar todos os comprovantes de pagamento, e você pode acessar todos eles no banco!

Renda combinada aumenta as chances de ser aprovado

Combinar a sua renda com mais pessoas podem aumentar as suas chances de passar por uma aprovação de crédito pela Caixa Econômica Federal.

De qualquer forma, é importante lembrar que os clientes envolvidos na ação da compra não podem ter restrições no próprio nome. Ou seja, nome negativado não faz compra. Dívidas altas ou possuir financiamento ativo no nome são itens que podem ser um impeditivo para ser aprovado na compra. E, em caso de financiamento, as parcelas não podem ser maiores que 30% da renda dos envolvidos. Então é importante analisar bem com quem você quer dividir a compra. Mas calma! Você pode contatar a Livar para realizar uma assessoria gratuita e te ajudar a ter o crédito aprovado pela Caixa!

A Livar te ajuda a realizar o seu sonho

Realizar o sonho do imóvel próprio é o primeiro passo para garantir uma vida tranquila, sem precisar se preocupar com aluguel. E poder compartilhar esse sonho com quem a gente ama é estar a apenas um passo da realização desse objetivo em comum. Por isso, conte com a Livar para conseguir mais uma conquista para a sua família. Afinal, um sonho que você sonha junto é realidade.

Mostrar comentáriosClose Comments

177 Comentário

Deixe um comentário