Skip to content Skip to footer

Então você começou a repensar a sua situação, conheceu algumas oportunidades e agora está na dúvida se está ou não no momento de você comprar o seu primeiro apartamento? Vem com a gente!

Bom, se você chegou a esse texto, provavelmente, você já está bem inclinado a comprar seu apartamento. Mas a gente sabe que toda a grande conquista é acompanhada por um grande frio na barriga e por muita gente pronta para opinar — e nos desanimar, quando sonhamos alto. 

Pois bem, esperamos que, no final deste texto, você tenha certeza de que comprar um apartamento para você seja a melhor opção! E você vai estar cheio de argumentos para isso. Então, sem mais delongas, vamos aos 22 motivos para você comprar seu apartamento!

1. Valorização no mercado

Ao contrário de um carro, por exemplo, que tende a desvalorizar com o tempo, um apartamento tende a valorizar no decorrer dos anos. Logo, é possível que você compre seu apartamento hoje e, daqui a 20 anos, você veja o seu dinheiro se multiplicando com esse imóvel, que valerá muito mais.

2. Conforto e comodidade

Já imaginou como a sua vida seria mais tranquila e confortável se você tivesse um lar para chamar de seu? Chega de morar no quintal da sua sogra, chega de dividir a casa com muita gente, chega de ficar trocando de cômodo, ou de ficar preso no seu quarto. Um apê seu é todinho seu! Sinônimo de paz.

3. Maior segurança

Morar em apartamento é muito mais seguro que morar em uma casa. Afinal, para chegar até você, uma pessoa desconhecida precisaria passar pelo sistema de segurança da guarita, pelos portões, pelo porteiro, por todas as câmeras que garantem a segurança de um condomínio e, por fim, pela sua porta. 

4. O prazer de montar um lar do seu jeito

Quem mora de aluguel sente na pele a sensação de estar morando em uma casa que é emprestada. Afinal, quem não quer decorar um ambiente do seu jeitinho, reformar um imóvel para se adequar às suas necessidades pessoais e ainda não precisar dar satisfação a ninguém sobre um buraquinho na parede? 

5. Renda extra

Não é porque você comprou uma casa que você é obrigado a morar nela para o resto da sua vida. Imprevistos acontecem e você pode querer se mudar da sua cidade a qualquer momento. Mas todo o imóvel pode ser alugado e, quando acontece, haja renda extra! Se ligue: você pode ganhar muito dinheiro só por ter um apê. Afinal, aluguel é um negócio ótimo para quem aluga!

6. Patrimônio que dura gerações

Você tem boas lembranças da casa da sua avó? Muitos de nós lembramos com carinho do imóvel onde crescemos ou onde tivemos maior contato com a nossa família. Além disso, essa é a casa que pode ajudar a nossa família, servindo de porto seguro, diante de qualquer imprevisto. Você já pensou em como ter um imóvel é um patrimônio que dura gerações?

7. Mais economia para você

Você sabia que, a longo prazo, um financiamento bem feito sai mais barato que o aluguel? Na hora de pensar em economia, é importante observar a flutuação dos valores no mercado imobiliário. Enquanto o valor do aluguel só aumenta com o tempo, o valor do financiamento tende a diminuir no decorrer dos meses. Além disso, pagar por algo que é seu faz muito mais sentido, né?

8. Mais estabilidade 

Se você vive de aluguel, sabe que existe uma certa instabilidade nessa situação. Afinal, apesar de existir um contrato de locação, o dono do imóvel onde você vive é quem manda. Ou seja, a qualquer momento, o dono do apartamento onde você vive pode decidir reivindicar o imóvel de volta e pedir para você se retirar. Ter seu próprio imóvel é fugir dessa cruel instabilidade. 

9. A sonhada independência

Se você quer ser uma pessoa independente, chegou a hora de você ter o seu próprio imóvel. Afinal, não tem nada mais independente do que não depender de mais ninguém para gozar de uma boa moradia. Se você deseja sair da casa dos seus pais, ou se você não quer ter o problema de dividir o aluguel com alguém, chegou a vez de você dar o passo do lar próprio. 

10. Ninguém merece viver de aluguel

Sabe para quem que o aluguel é um bom negócio? Para quem aluga. Isso porque pagar aluguel é investir muito dinheiro em um imóvel que não é seu. Imagine só se todo o dinheiro destinado a um aluguel fosse destinado a comprar seu apartamento. Você já parou para fazer as contas? 

11. Conquista de um sonho

Segundo pesquisa divulgada pelo Datafolha no início deste ano, 87% dos brasileiros concordam com a frase “Um dos meus sonhos é ter uma casa própria”. E esse sonho é ainda mais forte entre os mais jovens. Segundo o estudo, 91% das pessoas na faixa etária entre 21 e 24 anos sonham em comprar um imóvel.

12. Mais barato que o aluguel

Se você já viu os valores das mensalidades que são cobradas durante um financiamento feito pelo programa Casa Verde e Amarela, você sabe: pagar por um imóvel próprio pode ser ainda mais barato que arcar com os valores de um aluguel. Isso acontece porque o governo não permite que as parcelas de um financiamento sejam mais altas que 30% da nossa renda familiar. 

13. Área de lazer dentro de casa

Morar em condomínio tem uma série de vantagens e uma delas é a presença de espaços de lazer dentro de casa. Isso mesmo! Afinal, se está dentro do condomínio, está nas dependências do seu lar. Qual a possibilidade de ter quadras, parquinhos, piscina… tudo isso dentro de casa, sem ser morando em um apartamento? Ah, e de forma acessível! Nenhuma, né?

14. Melhor localização

Outra vantagem de morar em um apartamento é que, naturalmente, fica mais fácil de viver em um bairro melhor. O motivo para isso é a verticalização das cidades. Com mais pessoas morando por metro quadrado de terreno, mais pessoas passam a ter acesso a moradias próprias e mais bem localizadas. Você já pesquisou o valor de uma casa em um bairro bom, próximo a uma estação de trem ou metrô? Nem se compara ao preço de um apê nessas condições.

15. Liberdade para a sua família

Uma criança criada em um condomínio acaba vivendo de forma muito mais livre e independente que uma criança criada em uma casa. Isso acontece porque morar em condomínio estimula a cultura de sociedade, ou seja, motiva as crianças a conhecerem outras crianças, os adultos a curtirem a estrutura do prédio, os jovens a curtirem o tempo livre nas dependências do condomínio. Sua família ganha liberdade e você ganha tranquilidade.

16. Uma boa forma de fazer amigos

Ainda reforçando a vantagem social que existe em morar em um condomínio, vale lembrar que fazer amigos na idade adulta é sempre mais difícil. Se você morar em um condomínio, a relação com os vizinhos acaba sendo mais próxima e, por isso, fazer amizades se torna mais fácil. Fazer amigos exige esforço e frequência, então fica aí a sugestão: faça amizade com seus vizinhos.

17. Melhor controle financeiro

Mais importante que economizar ou gastar pouco é controlar os gastos. Quem mora em um apê acaba tendo melhor controle financeiro, porque as contas acabam sendo fixas, mês a mês. A gente sabe que existe um valor fixo do condomínio, e a facilidade é justamente essa: o valor pago mensalmente serve para manutenção do imóvel. Ou seja, cobre qualquer imprevisto.

18. Manutenção das áreas comuns

Quem mora ou morou em uma casa sabe o quanto se faz necessária uma manutenção nas áreas externas da casa. Em um condomínio, essa preocupação ultrapassa os limites da fachada, e envolve ainda as áreas comuns aos moradores — como piscina, quadra, academia. Morar em um apartamento é ter a certeza de que esse cuidado será tomado e a tranquilidade de deixar essas tarefas a cargo da administração do prédio.

19. Vista privilegiada

Já pensou em viver em um imóvel que tem uma vista privilegiada do seu bairro? Não são poucas as pessoas que moram em casas com vista para a rua. Se você comprar seu apartamento, e ele não estiver no térreo, você poderá ter uma vista incrível da região em que você mora. Claro, quanto mais alto, mais bonita será a vista. Mas ter uma vista bacana já é uma vantagem!

20. Limpeza e conservação das áreas comuns

Além da manutenção feita nas áreas comuns do condomínio, que geralmente acontece semestralmente, outra preocupação também facilita a vida dos condôminos: a limpeza do condomínio. Ter um apartamento é ter pessoas à sua volta que vão te ajudar diariamente no cuidado com a sua casa: seja em relação à limpeza, à estrutura, à administração e à segurança.

21. Academia em casa — sem desculpas

Ainda focando nas áreas comuns de um condomínio, podemos citar a facilidade que é ter uma academia dentro da sua própria casa — assim como fazem as pessoas riquíssimas! Se você é uma pessoa que precisa de uma motivação para frequentar a academia, um apartamento pode te ajudar. Agora, se você é daqueles que procuram uma desculpa para não ir à academia… com um apartamento, as desculpas acabaram!

22. Um carinho a mais para a sua privacidade

Por fim e não menos importante, comprar um apartamento é importante para a sua privacidade. Afinal, quem mora em um apê fica bem menos vulnerável às fofocas da vizinhança, pois é uma pessoa a mais morando em um mesmo endereço. Talvez a pessoa responsável pela portaria do seu prédio saiba quem entra e quem sai da sua casa, mas ninguém mais precisa participar disso. 

Mostrar comentáriosClose Comments

107 Comentário

Deixe um comentário