Skip to content Skip to footer

O Capão Redondo é, sem dúvidas, um dos bairros mais famosos na zona sul. O distrito, que pertence à subprefeitura do Campo Limpo, é uma das regiões mais populosas da capital paulista. O bairro deu origem a grandes nomes na música, como o Racionais MC, e é repleto de histórias, lutas e novas oportunidades.

Um bairro tão importante para a zona sul não pode passar despercebido, então venha conhecer mais sobre o Capão Redondo com a Livar!

Mobilidade e Transporte

Conhecido por ser perto de tudo na zona sul, o bairro conta com a Estrada de Itapecerica, via por onde passam diversas linhas de ônibus e que facilita a locomoção de carros e motos. Além disso, o Capão possui a sua própria estação de metrô, de mesmo nome, na Linha-5 Lilás, que integra com a Linha-9 Esmeralda da CPTM, Linha-1 Azul e Linha-2 Verde do metrô, possibilitando o acesso a diversas regiões da cidade.

Curiosidades

O Capão Redondo foi o bairro de nascença de Mano Brown, rapper e líder do grupo Racionais MC. O Capão está muito presente nas letras do grupo, visto que um dos objetivos deles era o de trazer visibilidade para o que acontecia na periferia.

Os Racionais tiveram um grande impacto nas políticas sociais, não só do bairro, mas de São Paulo inteira. Recentemente, o grupo lançou um documentário na Netflix onde contam mais sobre como o bairro era antigamente, e todo o seu impacto na região.

Educação

Existe um leque bem diverso de instituições de ensino no Capão Redondo. O bairro conta com diversas iniciativas para democratizar o acesso ao ensino, como o CIEJA Campo Limpo (Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos), e a Etec Capão Redondo. Para ensino superior, o bairro abriga a famosa UNASP (Centro Universitário Adventista de São Paulo), a Faculdade Sumaré, a UNIP e o UniCEU.

Lazer

O Capão Redondo conta com diversas opções de lazer, como o famoso Parque Santos Dias, muito frequentado pela população. O parque possui playground, trilhas, viveiro de plantas medicinais e um bosque. Outras opções são os shoppings que estão próximos do bairro, como o Blue Shopping, na Estrada de Itapecerica, e o Shopping Campo Limpo, na Estrada do Campo Limpo.

Outro lugar que faz parte da história do bairro e que vale a pena visitar é o Fundão Roupas, localizado na Vila Fundão. As suas roupas viraram um manto sagrado para os moradores do Capão. Inclusive, o seu fundador, Neguin, já foi homenageado pelos Racionais na música “Finado Neguin”.

História do Bairro

Conhecido por ser ponto turístico para pescas e caças por conta do Córrego Guaravituba no século XX, o Capão Redondo era cercado de estradas de terra e fazendas com criação de gado e aves. O único meio de transporte disponível na época eram as carroças. Em 1968, passaram a surgir loteamentos de terra na região e, por fim, em 1970, devido à queda do poder aquisitivo e à alta da inflação, os povos menos favorecidos passaram a se mudar para os lugares mais baratos do bairro, e assim, foram surgindo as favelas e as vilas, que mais tarde se tornariam o lugar que conhecemos hoje.

O Capão Redondo se tornou um lugar de referência, não só na música, mas também para jovens que sonham em crescer na vida. Vale muito a pena conhecer mais sobre esse bairro!

Mostrar comentáriosClose Comments

93 Comentário

Deixe um comentário