Skip to content Skip to footer

Localizado na zona sul da capital paulista, o Sacomã é vizinho de bairros populares como o Alto do Ipiranga e conta com muitas opções que podem agradar os olhos de quem procura uma nova região para morar.

Casa de eventos históricos nacionais, o Sacomã oferece um leque de possibilidades, tanto para os seus moradores quanto para os seus visitantes. Bora conhecer um pouco mais sobre esse bairro com a Livar!

Mobilidade e Transporte

O bairro faz divisa com o Ipiranga, Saúde e Jabaquara, além de possuir uma ótima mobilidade. Você pode contar com a estação da Linha 2-Verde Sacomã, além da presença do Terminal Sacomã, que atende várias regiões de São Paulo.

A região tem fácil acesso para outras partes da cidade por conta da sua proximidade com a rodovia Anchieta, Imigrantes e a Avenida do Estado, o que se torna uma ótima alternativa para quem utiliza carros, ônibus e motos.

Educação

Com diversas opções de ensino, que variam do berçário até o superior, o Sacomã é uma ótima opção para os estudantes. Uma das que se destacam é o Colégio Alexandra, famoso por utilizar o Sistema de Ensino Mackenzie. Outra alternativa é o Colégio Ideal SP, que aplica o sistema Anglo de ensino.

Para os universitários, o bairro conta com a FATEC e o Centro Universitário São Camilo.

Lazer

O Sacomã é lar da Figueira das Lágrimas, conhecida como uma das árvores mais antigas da cidade de São Paulo. A simbólica árvore recebeu esse nome pois diversas despedidas aconteciam debaixo dos seus galhos, como as de amigos que voltavam para outra cidade ou mães que mandavam os seus filhos para a Guerra do Paraguai. A figueira se tornou um monumento na cidade e vale muito a pena visitar!

Para completar o passeio cultural, o Parque da Independência abriga o famoso Museu do Ipiranga, especializado na história nacional. Após uma visita ao museu, realizar uma das atividades culturais do Sesc Ipiranga é uma ótima opção para fechar o passeio com chave de ouro!

História do Bairro

Fundado em 1939, o Sacomã foi nomeado em homenagem aos irmãos franceses Ernest, Antoine e Henry Saccomann. Os três vieram de Marselha, na França, em busca de novas oportunidades para investir. Eles fundaram uma fábrica de cerâmicas por volta de 1890 e tiveram um papel fundamental no desenvolvimento econômico e comercial da região.

Os produtos dos franceses possuíam uma qualidade tão excelente que as suas telhas e tijolos foram escolhidos para compor a Estação da Luz em 1901.

Curiosidades

O bairro é vizinho do Ipiranga, local onde foi feito a Proclamação da República em 7 de setembro de 1822. O Sacomã abriga o Parque da Independência e o Museu do Ipiranga, que trazem um pedaço da história e da cultura do país.

Que o Sacomã é um ótimo bairro todos sabemos. Então o que falta para você conquistar o seu lar nessa região? Clique aqui, fale com um especialista Livar e encontre o seu novo imóvel no Sacomã!

Mostrar comentáriosClose Comments

89 Comentário

Deixe um comentário