Skip to content Skip to footer

Localizado no distrito do Limão, o bairro é famoso por ter servido de inspiração para os quadrinhos da Turma da Mônica, onde foi retratado como o famoso Bairro do Limoeiro. O Limão, além de oferecer uma ótima infraestrutura, é administrado pela Subprefeitura de Casa Verde.

O bairro conta com diversos lugares destinados para os mais diversos públicos, e a Livar reuniu tudo o que você precisa saber antes de visitar o bairro do Limão!

Mobilidade e Transporte

O Limão é ótimo para transporte. O bairro está localizado as margens da Marginal Tietê, e conta com fácil acesso para os bairros tradicionais da cidade. Nas vias Nossa Senhora do Ó e Antônio Munhoz, circulam várias linhas de ônibus que rodam diversas áreas na capital. Além disso, é vizinho dos principais bairros de São Paulo, como a Freguesia do Ó, Barra Funda, Cachoeirinha e Casa Verde.

Curiosidades

O bairro é considerado o berço do punk no Brasil. O motivo? Entre os anos 70 e 80, o Limão realizava festivais onde bandas como Ratos de Porão, Olho Seco e Inocentes participaram e marcaram a história do lugar. Além disso, o bairro foi sede da Rede Manchete, em 1990. O prédio foi feito pelo Oscar Niemeyer, um dos maiores arquitetos do Brasil. Atualmente, o local é sede da Editora Escala. O Limão também abriga a sede de um dos maiores jornais do país, o Estado de S. Paulo, e o Lance!, jornal esportivo.

Educação

O bairro do Limão conta com diversas instituições de ensino que são referência na área de educação. Por exemplo, o EMEI Nelson Mandela, que atende crianças e aplica um ensino antirracista, e a UNISA, instituição de ensino superior. Sem contar a presença da Albert Einstein Escola Técnica Instituto de Pesquisa, destinado a pesquisas científicas, e a São Judas Escola de Educação Especial, para alunos especiais.

Lazer

Lazer é o segundo nome desse bairro, principalmente para os fãs de samba. O Limão conta com duas escolas de samba, a sede da Mocidade Alegre e do Unidos do Peruche, ambos localizados na Rua Samaritá. E para os nordestinos e fãs de forró, o Centro de Tradições Nordestinas, fundado em 1991, está ali na Ponte Júlio de Mesquita, e conta com muita música e comidas típicas de diversas regiões.

História do Bairro

A história do Limão começa no século XIX, quando o bairro só tinha sítios e chácaras, e passou a ser habitado pelos antigos colonos da Freguesia do Ó. Porém, o lugar só passou a ganhar cara de bairro em 1921, quando foi realizado o primeiro loteamento do até então terreno. Portanto, vários imigrantes portugueses e italianos passaram a morar no local.

Esse bairro está lotado de lugares interessantes e diferentes, e vale a pena visitar e até mesmo morar no Limão. Afinal, não é todo dia que se encontra um local tão completo assim!

Mostrar comentáriosClose Comments

91 Comentário

Deixe um comentário