Skip to content Skip to footer

Considerado um dos bairros mais valorizados da zona leste de São Paulo, a Vila Prudente está crescendo e se tornando referência de história na capital. O distrito, que já pertenceu ao Ipiranga no século XX, se tornou um bairro populoso, repleto de imigrantes italianos, lituanos, poloneses e russos, que encontraram abrigo no local ao fugir da Segunda Guerra Mundial.

A Vila Prudente é conhecida por diversos fatos históricos e patrimônios culturais, e a Livar reuniu algumas informações para que você conheça mais sobre esse bairro incrível!

Mobilidade e Transporte

A Vila Prudente é um local valorizado pela sua proximidade com o centro de São Paulo. O bairro é integrado à região pela Linha-2 Verde do metrô, com as estações Vila Prudente e Tamanduateí, e pela primeira linha de monotrilho da cidade, a Linha-15 Prata. Além disso, possui um corredor exclusivo do ônibus Expresso Tiradentes, que conecta o bairro à Avenida Paulista, que fica a apenas 10km de distância.

Curiosidades

O bairro ganhou esse nome por parte dos irmãos Falchi, em homenagem ao então governador do estado de São Paulo, Prudente de Morais. Anos depois, ele se tornou o primeiro presidente do Brasil eleito por voto popular.

A Vila Prudente também conta com a comunidade mais antiga da capital paulista. A Favela da Vila Prudente surgiu em 1948, com a ocupação de um terreno baldio do Instituto Brasileiro do Café.

Educação

O bairro possui diversos institutos de educação, que variam do ensino infantil até o técnico. O Instituto Embelleze, que forma profissionais na área de beleza, é um deles. Além de contar com uma escola técnica SENAC e o Centro Educacional Unificado Vila Prudente, o bairro investiu em diversas escolas, como a Evolução Instituto de Ensino, focada em ensino infantil particular, e a Escola Estadual Professora Júlia Macedo Pantoja, de ensino público.

Lazer

Na Vila Prudente, até o lazer é algo histórico. A maior padaria da América Latina, a Cepam, está localizada no bairro. O comércio surgiu em 1968 e até hoje é considerado um patrimônio cultural. Os arredores também possuem diversos bares e restaurantes, então opção gastronômica é o que não falta.

O bairro também apresenta algumas opções para quem gosta de frequentar shoppings. O Central Plaza Shopping e o Mooca Plaza Shopping são ótimos lugares para fazer compras. Ah, e se você prefere realizar atividades ao ar livre, o local possui dois parques pra você: O Parque Ecológico Prof.ª Lydia Natalizio Diogo e o Parque Vila Prudente. Portanto, é um bairro perfeito para quem procura lazer.

História do Bairro

A Vila Prudente foi oficialmente inaugurada em 4 de outubro de 1890. A terra foi adquirida pelos irmãos italianos Emídio, Panfilio e Bernardino Falchi, junto com o financista Serafino Corso. Eles compraram um terreno sem regulamentação e instalaram a primeira indústria da região: a Fábrica de Chocolates Falchi, que fabricou o primeiro chocolate paulista. Além disso, os irmãos promoviam mutirões onde ofereciam empregos e moradia, e por conta dessa iniciativa, o distrito passou a crescer rapidamente e a atrair mais imigrantes.

Tem mais alguém apaixonado por esse bairro aí? Então venha conhecer a Vila Prudente com a Livar!

Mostrar comentáriosClose Comments

100 Comentário

Deixe um comentário