Skip to content Skip to footer

Se você ama a cultura italiana, você vai amar a Mooca. O bairro fica localizado na zona leste de São Paulo e traz consigo uma grande herança italiana, com muitos restaurantes que trazem um pedaço da Itália para a capital paulista.

Além disso, você sabia que a Mooca foi palco de revoluções que mudaram a história de São Paulo, possui muita influência indígena e muitos lugares para você e a sua família se divertirem? Então, venha conhecer mais sobre a Mooca com a Livar!

Mobilidade e Transporte

A Mooca oferece diversas opções de mobilidade e, por conta disso, o acesso a essa área é rápido e fácil. O bairro conta com a Linha 3-Vermelha do Metrô, com a estação Bresser — Mooca, e a Linha 10-Turquesa da CPTM, com a estação Juventus — Mooca. Além disso, o bairro tem a presença das vias de acesso Radial Leste, Av. do Estado e Paes de Barros, que facilitam o percurso de carro ou ônibus.

Curiosidades

A Mooca recebeu bastante influência indígena. É possível perceber isso no próprio nome, já que Mooca vem do tupi guarani e significa “fazer casa”. A origem tupi guarani também é perceptível nos nomes das ruas também: Javari, Taquari, Cassandoca, Itaqueri, Ariboia, Guaimbé, Tabajaras, Camé, Iucatan, Piratininga, Puris, Juatindiba, dentre outras.

O bairro também foi um dos cenários principais de ativismo político no Brasil. Os trabalhadores, que em sua grande maioria eram imigrantes, participaram da Queda da Bastilha, em 1930, no bairro do Cambuci, para colocar um fim no tratamento desumano que ocorria com os sindicalistas e manifestantes, que eram presos nas delegacias da Rua Barão do Jaguará.

Educação

Para os estudantes, a Mooca é um local muito bem localizado em relação a escolas e universidades. O bairro abriga o renomado Colégio São Judas Tadeu, que oferece ensino da educação infantil até o ensino médio. Além disso, o bairro possui diversas opções de universidades, como a Universidade São Judas Tadeu, Anhembi Morumbi, UNIP, dentre outras.

Lazer

Se o seu foco é no lazer, a Mooca traz diversas opções para garantir a sua diversão e a de sua família. Um dos lugares mais famosos é o Museu da Imigração, antigo Hospedaria dos Imigrantes, que preserva a história dos povos que chegaram no Brasil. Um exemplo são os italianos, que influenciaram muito na cultura da Mooca. Aos sábados, a entrada é gratuita.

Agora, se você gosta de reunir a família ou os amigos para se divertir, o Roller Jam é uma ótima opção! Localizado na Rua Fernando Falcão, a pista de patinação conta com ambiente instagramável, temática e músicas retrô e até professores para te ensinar a patinar.

História do Bairro

Historiadores acreditam que a Mooca surgiu em 17 de agosto de 1556. Na época, as terras eram habitadas por indígenas, que se concentravam no rio Tamanduateí. Segundo os pesquisadores, essa região foi o local com maior concentração de indígenas em São Paulo. Em 1891, foi fundada a Companhia Antarctica Paulista no bairro, onde produziam cerveja, e mais tarde, passaram a produzir refrigerantes também. Por fim, em 1930, a Mooca passou a ser urbanizada.

A única coisa que falta nesse bairro é você morando nele. Então, não perca tempo e fale com o seu assessor Livar!

Mostrar comentáriosClose Comments

60 Comentário

Deixe um comentário