Skip to content Skip to footer

Depois de sonhar muito e, finalmente, encontrar o imóvel ideal para a sua família, é chegada a hora de focar no processo de mudança! Afinal, se mudar para um novo lar pode ser um desafio ou um prazer. Tudo depende do quão organizado você está para lidar com essa situação. Agora, se você sente picos de ansiedade só em pensar no trabalho de socializar com novos vizinhos, na nova decoração da sua casa e na burocracia que envolve a mudança de endereço nos seus cadastros, vem com a gente! A Livar vai te ajudar a organizar uma mudança em pouco tempo, sem dor de cabeça.

Aprenda a praticar o desapego para a mudança

Você acabou de assinar o contrato do seu apartamento novo, mas sua casa atual não está nem um pouco pronta para ser desocupada? Não se preocupe. Com organização, planejamento — e uma dose de ajuda, nem que seja profissional — vamos dar um jeito de acelerar a sua mudança. 

O primeiro passo para uma mudança organizada é o desapego. Isso mesmo. Afinal, mudar de endereço também é começar uma nova fase da nossa vida e, para isso, vale a pena entender quem e o que você quer que faça parte da nossa vida nessa nova residência. 

Se você vai morar sozinho pela primeira vez, esse é o momento de você descobrir qual o tamanho da sua bagagem, ou seja, o que faz parte da sua vida, da sua história, que faz sentido levar consigo para o seu próximo lar, o que faz algum sentido deixar na casa dos seus pais e do que você se sente confortável em se desapegar. 

Essa etapa inclui um olhar atento às suas roupas, livros, móveis, eletrônicos, lembranças e bugigangas. Entenda o que é seu, o que é importante guardar e o que, de fato, não tem mais utilidade para você. Que tal doar alguns artigos?

O segredo na hora de empacotar seus pertences

Depois dessa rápida revisão dos itens que te interessam, precisamos empacotar aquilo que você deseja levar para o seu novo lar. Para ter mais praticidade na sua mudança de última hora, você pode contar com uma empresa especializada no assunto. As transportadoras costumam cuidar do empacotamento e do transporte dos pertences, garantindo agilidade na hora da mudança. 

Agora, se você prefere não contratar uma empresa especializada, a dica é recrutar amigos e parentes para ajudar nessa etapa da mudança de endereço. Além disso, procure empacotar os itens de cada um dos seus cômodos separadamente — o seu eu do futuro vai agradecer pelo cuidado e pela facilidade que você terá para reencontrar cada um dos seus pertences. 

Uma das maiores dificuldades que as pessoas encontram durante uma mudança é a de encontrar os itens embalados. Para isso, não subestime o processo de identificação em cada uma das caixas que você empacotar. Essa dica te ajuda na hora de desempacotar os itens, mas também serve de aviso para quem vai transportar, indicando o que pode ou não ser frágil e requer maiores cuidados. 

Ah, e essa dica é de ouro: antes de desligar seus aparelhos eletrônicos e empacotá-los, lembre-se de tirar fotos de todas as conexões de fios. Essas fotos vão te ajudar muito na hora de realizar as instalações na casa nova.

Saiba todas as medidas do seu lar novo

Antes de levar todos seus pertences e a sua vida inteira para a casa nova, é importante prestar atenção a alguns fatores que são essenciais e estruturais, antes de ocupar um lar novo. Você já mediu as paredes do seu novo endereço e descobriu o que cabe o que não cabe lá? Você tem anotado o tamanho dos seus móveis da casa antiga? Eles são de um tamanho apropriado para o seu novo lar? 

Essas perguntas são importantes para você não enfrentar problemas como uma cama queen que não cabe no seu quarto novo, ou uma mesa de jantar que não comporta tantas cadeiras no lar novo quanto no imóvel anterior.

Neste ponto, caso você tenha contratado uma transportadora, a dica é marcar, com uma fita colorida no chão do apê novo, os lugares onde você deseja que os seus móveis sejam montados. Os carregadores podem deixar o lugar pronto para toda a sua família, quando você chegar. 

Sem dor de cabeça na mudança de endereço

Além do tamanho dos móveis, você precisa se preocupar com a instalação elétrica e hidráulica do seu novo endereço. Ninguém quer mudar de endereço, mas ter que lidar com chuveiro gelado no primeiro banho no novo lar, não é mesmo? Inclusive, entenda o que é obrigação da construtora no que se refere às instalações no apartamento novo. 

Em seguida, não se esqueça de avisar o seu banco, a prefeitura da sua cidade e os demais estabelecimentos e prestadores de serviços que você contrata, sobre a sua mudança de endereço. A gente sabe que essa é uma das últimas preocupações que uma pessoa que muda de endereço deseja ter, mas é uma das mais importantes. Afinal, ninguém quer atrasar o pagamento das contas ou arcar com multas devido a uma alteração de endereço incompleta, não é mesmo?

Primeiros cuidados com as suas relações

Por fim, socialize! Conheça seus novos vizinhos durante o processo de mudança. Além disso, seja educado e observe as regras e normas de conduta que precisam ser respeitadas no seu novo endereço. Não são poucos os casos de famílias que começam uma nova vida com atritos no novo endereço — seja com vizinhos, com o síndico ou com a administração de um condomínio. 

Facilite a sua vida e faça uma mudança de endereço rápida, sem dor de cabeça, também no que se refere às relações que você vai construir. Afinal, como dissemos lá em cima, o importante para essa mudança de vida é decidir o que e quem queremos à nossa volta no nosso novo lar. 

Mostrar comentáriosClose Comments

96 Comentário

Deixe um comentário