Skip to content Skip to footer

Uma das maiores dúvidas quando o assunto é pet em apartamento é se ele vai ter uma qualidade de vida boa, em um espaço limitado, e que esteja alinhado com a rotina do dono. Atender todas as necessidades do seu animal é extremamente importante para que ele viva uma vida longa e saudável.

Portanto, trouxemos algumas dicas para que você consiga oferecer o melhor para o seu pet, dentro do seu apartamento Livar. Confira!

Confira as regras do condomínio

Antes de tudo, é importante que você veja quais são as regras de convivência do seu condomínio. Apesar de ser permitido por lei que moradores tenham animais de estimação — como está previsto no art. 19 nº 1.491/64, é interessante que você cheque todas as regras do prédio para que não incomode os vizinhos e evite problemas futuros.

Escolha bem qual pet você vai ter

Depois de entender quais são as regras do seu condomínio, o próximo passo é escolher quem vai ser o seu companheiro — claro, caso você ainda não tenha um. Um apartamento possui espaço limitado, então dê preferência para animais de pequeno porte, e que possibilite que você mantenha a limpeza do local com uma maior facilidade. Confira alguns animais que são recomendados para quem mora em apartamento:

  • Gatos: Ocupam pouco espaço, são independentes e não fazem muita bagunça;
  • Cães: São companheiros, um pouco mais dependentes comparado a gatos, porém continua sendo uma boa opção;
  • Pássaros: São animais menores, logo ocupam menos espaço. Fazem mais barulho, porém menos sujeira;
  • Roedores: Ocupam pouquíssimo espaço, e são mais simples de manter a limpeza;
  • Peixes: Não exigem muita interação e ocupam pouco espaço.

Adapte o apartamento para o seu pet

Invista em um imóvel com pisos resistentes e que sejam fáceis de limpar, além de não fazer muito barulho para não incomodar os vizinhos de baixo. Piso de porcelanato, antiderrapantes e vinílico são os mais recomendados, por conta da facilidade de manter a higiene do local.

Invista na segurança do seu pet

Estar atento a segurança do seu pet é de extrema relevância. É importante colocar redes de proteção nas janelas e sacadas para evitar possíveis acidentes, principalmente se você tiver gatos ou pássaros, que são animais mais propensos a se acidentar ou fugir. Sempre mantenha a porta de entrada fechada, para que o seu pet não fuja ou incomode os outros vizinhos.

Escolha um apartamento com área pet

Aqui na Livar, possuímos diversos apês que contam com área pet, e que são perfeitos para quem não tem muito tempo para caminhar com o animal. Você pode até trabalhar de casa enquanto o seu bichinho se diverte na área exclusiva. Fale com o seu assessor Livar para encontrar um apê com um local perfeito para o seu pet!

Pense no lazer do seu pet

Como um apartamento possui pouco espaço, é importante manter o pet entretido e engajado em atividades físicas. Invista em brinquedos, como arranhador para gatos, bolinha para cachorros e argolas para pássaros. O recomendado é que você dê várias opções para que o seu animal se divirta e não seja totalmente dependente de você, principalmente se você passa pouco tempo em casa. Além de brinquedos, também pense no conforto do animal. Uma cama pet ou gaiola, bebedouros, comedouros e tapete higiênico são itens necessários.

Cuide da saúde do seu animal

Idas constantes ao veterinário são necessárias não só manter a saúde do seu bichinho em dia, mas também do pet dos vizinhos também. Sempre fique atento a qualquer sinal de possíveis doenças e comunique o seu veterinário de confiança.

Cachorro grande em apartamento: Pode ou não pode?

A resposta é sim, você pode ter um cão de grande porte no seu apartamento. Um animal maior necessita de um espaço maior para ter uma vida saudável, logo, é importante ressaltar que cachorros grandes precisam de pelo menos duas caminhadas de em média 40 minutos por dia, enquanto os menores precisam de uma caminhada por dia.

Conte com a Livar para escolher o melhor apartamento pro seu pet

Aqui na Livar, contamos com uma assessoria completa (e gratuita!) para encontrar a melhor opção pra você e o seu animal de estimação. Possuímos um time de profissionais que estarão a sua disposição. Entre em contato e garanta o lar perfeito para você e o seu pet.

Mostrar comentáriosClose Comments

87 Comentário

Deixe um comentário