Skip to content Skip to footer

Atenção fanáticos por futebol e fãs de música, encontramos o bairro perfeito para vocês! O distrito da Barra Funda, localizado na zona oeste de São Paulo, é o lugar ideal para quem gosta de acessibilidade e lugares diferentes para visitar. O local de origem do poeta e escritor Mario de Andrade é rico em cultura e história.

A Barra Funda se tornou um bairro de classe média, e se encontra em crescimento com a expansão de empreendimentos na região, por conta do Estádio Allianz Parque, pertencente ao Palmeiras, onde ocorrem jogos de futebol e eventos musicais.

O bairro também possui o Terminal Barra Funda, de onde parte um metrô que atravessa 18 estações até chegar em Itaquera, na zona leste de São Paulo. Sem contar a proximidade com o centro da capital, por conta das avenidas Rudge e Rio Branco. Se interessou? Então venha conhecer a Barra Funda com a Livar!

Mobilidade e Transporte

Se você está procurando um bairro completo em questões de deslocamento, a Barra Funda é a resposta. O local possui rodoviária, estação de trem, de metrô e terminal de ônibus. É perfeito para quem gosta de andar por todos os cantos da capital, pois a Barra Funda é interligada com todas as zonas de São Paulo. O bairro também é de fácil acesso para quem dirige, já que é atravessado pela Marginal Tietê, que possui conexão com as regiões oeste, norte, leste e central da capital.

Curiosidades

O bairro foi a casa do primeiro bonde elétrico de São Paulo, lançado em 1902, que ligava a Barra Funda até o Largo São Bento. Além disso, no século XIX, o bairro recebeu muitos italianos, que dominavam o local até o início do século XX, quando a população negra passou a povoar a região.

O distrito abrigou o Playcenter, o primeiro grande parque de diversões de São Paulo, por 38 anos. O local fechou as portas em 2012 e, desde então, foram construídos um prédio residencial, um centro empresarial e estacionamentos no lugar.

Educação

A Barra Funda conta com o Campus Memorial, um dos maiores campus da Uninove, que está localizado ao lado da estação. Além disso, há fácil acesso para instituições vizinhas, como a Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) e o Senac. E o bairro também possui diversas escolas de ensino, que variam do infantil até o ensino médio.

Lazer

Não tem como falar em lazer e cultura em São Paulo sem citar a Barra Funda. O bairro, além de abrigar o estádio do Palmeiras e o Theatro São Pedro, também possui diversas casas de show, como o Espaço Unimed (antigo Espaço das Américas), e para os amantes de sertanejo, o Villa Country. Também tem espaço para quem não aguenta mais esperar pelo carnaval, como a quadra da escola de samba Camisa Verde e Branca. E não podemos deixar de lado o Memorial da América Latina, que reúne um pedaço de toda a cultura do nosso continente.

Mas se você gosta de algo ao ar livre, o Parque da Água Branca está localizado pertinho da estação. Agora, se você prefere uma pista de cooper, o Parque Jardim das Perdizes é uma ótima opção.

História do bairro

A Barra Funda é um dos bairros mais tradicionais da capital paulista. A sua história se inicia em meados de 1850, quando ainda fazia parte da Fazenda Iguape, propriedade de Antônio da Silva Prado, o famoso Barão de Iguape. Em 1875, foi inaugurada a Estação Barra Funda da Estrada de Ferro Sorocabana, que escoava café e servia como armazém dos produtos que eram transportados do Porto de Santos. Eventualmente, a estação impulsionou o fluxo de pessoas e mercadorias no bairro, trazendo diversos migrantes para a região.

E aí? Não tem como não se apaixonar e não querer morar nesse bairro!

Mostrar comentáriosClose Comments

97 Comentário

Deixe um comentário