Skip to content Skip to footer

Conhecido por ser o queridinho dos consumidores devido à variedade de fábricas, o Tatuapé é um dos bairros mais tradicionais da capital paulista. Localizado na zona leste, a região oferece uma grande diversidade de locais de lazer, como parques, shoppings, escolas e restaurantes, além da proximidade com o centro de São Paulo, o que facilita muito a vida do paulistano.

Então vem conhecer um pouco mais sobre esse bairro com a Livar!

Mobilidade e Transporte

O Tatuapé é um ótimo bairro em termos de localização. Com várias opções de transporte público, como as duas estações na Linha 3-Vermelha do metrô, Carrão e Tatuapé, e duas linhas de trem da CPTM, a Linha 11-Coral e a Linha 12-Safira, o bairro conecta a zona leste a outras regiões da capital paulista.

Além disso, o Tatuapé conta com diversas linhas de ônibus, que podem ser encontradas nas avenidas principais do bairro, como a Salim Farah Maluf e a Radial Leste, que conecta a região com o centro de São Paulo.

Educação

Um dos diferenciais do Tatuapé é a sua diversidade na área da educação. O bairro possui escolas tradicionais, bilíngues e construtivistas, que vão desde o ensino infantil até o ensino médio. Entre elas, destacamos o Colégio Agostiniano Mendel, que oferece uma educação baseada na filosofia agostiniana, e o Colégio Santa Amália, que oferece ensino bilíngue.

Para os universitários, a UNIP, Unicid e a Faculdade Sumaré estão presentes no bairro.

Lazer

O Tatuapé oferece um leque de sugestões de lazer, como o Centro Recreativo e Educativo do Trabalhador (CERET), um parque com campos e quadras de esportes, piscinas, pistas para caminhada, ginásio e playground. É uma ótima opção para quem tem filhos. Para os adultos, a Rua Itapura oferece uma das maiores concentrações de bares e restaurantes da capital, com uma grande variedade gastronômica. O St. Johns Irish Push está localizado nessa rua e promete agitar as noites paulistanas.

História do Bairro

A história do Tatuapé se iniciou em 1650, quando o fundador de Santos, Brás Cubas, subiu a Serra do Mar em busca de ouro. Desde a sua chegada ao bairro, a região teve um desenvolvimento lento, até que nos últimos anos do século XIX, o italiano Benedito Marengo instalou uma grande chácara, iniciando o cultivo de uvas, que mais tarde impulsionou a economia e o desenvolvimento do Tatuapé.

Assim, surgiram indústrias no bairro que foram crescendo e impulsionaram o comércio de alto padrão, dando espaço para os prédios e o crescimento urbano na região.

Curiosidades

O Tatuapé é querido pelos torcedores do Corinthians por abrigar a sede social do time, o Parque São Jorge, onde está presente um memorial. O espaço conta com objetos antigos e uma sala que simula um jogo presencial.

O bairro também conta com a sua própria escola de samba. A Acadêmicos do Tatuapé foi a grande vencedora do Carnaval de São Paulo em 2017.

Já pensou em morar em um bairro tão diverso como o Tatuapé? Então vem falar com a Livar! Nós te ajudamos a encontrar o seu novo lar.

Mostrar comentáriosClose Comments

95 Comentário

Deixe um comentário