Skip to content Skip to footer

Considerado um polo de ligação entre os bairros da zona oeste, a Lapa está próxima dos bairros principais de São Paulo, como a Barra Funda e o Alto de Pinheiros. O bairro conta com um contraste entre casarões que lembram a antiga São Paulo, e os empreendimentos de alto padrão modernos. Além disso, é considerado um dos bairros mais seguros da região, por conta do baixo índice de crimes violentos, conforme divulgado pelo Índice de Exposição aos Crimes Violentos (IECV), do Instituto Sou da Paz.

Com uma ótima infraestrutura e bastante influência de culturas europeias, é um ótimo bairro para quem está pensando em se mudar para um local tranquilo. Vamos te contar todos os detalhes aqui!

Mobilidade e Transporte

A Lapa tem uma ótima mobilidade, contando com duas linhas da CPTM, a Linha 7-Rubi e a Linha 8-Diamante. Já no Terminal Lapa, passam 38 linhas de ônibus. Além disso, a sua principal via de acesso é a Avenida Heitor Penteado, que liga a região da Avenida Paulista até a Lapa.

Curiosidades

A Lapa tem o título de carregar lugares históricos, que remetem a São Paulo antiga, principalmente na sua arquitetura. O bairro conta com o ponto de ônibus mais antigo da capital paulista, que está localizado na Praça Coronel Cipriano.

Além disso, é possível perceber a influência italiana no nome de suas ruas largas e arborizadas, que foram batizadas com nomes italianos e que remetem o Império Romano, como a Rua Scipião.

Educação

A Lapa conta com muitas opções de ensino. Entre as escolas da região, podemos destacar a Estilo de Aprender, de educação infantil, e os colégios Madre Paula Montalt e Oswald de Andrade. Para quem busca cursos profissionalizantes, o Senac Lapa Scipião oferece cursos de formação e extensão em várias áreas.

Lazer

A Lapa é um bairro completo no quesito lazer, pois oferece opções para todos os públicos. Um dos locais mais famosos — e que se tornou ponto referência no bairro, é o Mercado Municipal da Lapa. Outra opção é o Shopping Center Lapa, que foi o segundo shopping a ser inaugurado no Brasil, em 1968.

A Casa Amarela, construída a mais de cem anos para receber imigrantes italianos que chegavam para trabalhar, é outro ponto turístico no distrito. Tombada como patrimônio histórico em 2021 pelo CONPRESP (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo), o local conta com muita história e cultura.

História do Bairro

A história da Lapa se inicia no começo do povoamento de São Paulo de Piratininga, em 1581. Durante essa época, os jesuítas receberam uma sesmaria (terreno abandonado) junto ao antigo Rio Emboaçava, conhecido atualmente como Rio Pinheiros.

O século XIX foi marcado pela chegada dos imigrantes, em sua grande maioria, agricultores italianos. A partir do século XX, o bairro se tornou industrial e passou a crescer, até se tornar na Lapa que conhecemos hoje em dia.

Sem dúvidas nenhuma, esse bairro é um ótimo lugar para quem busca um lugar seguro, com boa mobilidade e muito lazer. Portanto, fale com um assessor Livar e encontre o seu novo apê na Lapa!

Mostrar comentáriosClose Comments

48 Comentário

Deixe um comentário