Skip to content Skip to footer

Um dos maiores questionamentos quando alguém quer comprar um apartamento é se ele é bem iluminado ou não. Afinal, uma casa com boa exposição solar traz diversos benefícios. Além de garantir contas de luz mais baratas, quem tem um apartamento que pega sol vive em um ambiente mais bonito e seguro, evitando a presença de mofo, ácaros e bolor. 

Contudo, existem outros benefícios que uma boa exposição ao sol garante em relação à nossa saúde. É essencial que o nosso corpo tome um pouco de sol para reduzir os riscos de doenças cardíacas, câncer, a menopausa precoce, a perda de visão, e o fortalecimento do sistema imunológico. 

Por fim, é preciso lembrar que um apartamento com uma boa insolação diária é mais valorizado no mercado, facilitando a venda. Entretanto, como saber qual a incidência solar do ambiente? Confira três dicas que a Livar separou para você responder essa pergunta:  

1. Identifique se o apartamento é nascente ou poente 

A chave para saber a posição em que o apartamento se encontra é descobrir se ele é nascente ou poente. De qualquer forma, ter essa resposta é muito simples e você pode tirar a dúvida durante a sua visita ao apartamento com o assessor da Livar.

– Apartamento Nascente: Nesses casos, o imóvel recebe em média quatro horas de luz solar durante a manhã. O local costuma ser mais fresco e os raios solares que incidem no ambiente não são muito perigosos para a pele, estimulando a produção de vitamina D3. Ou seja, moradores desses apartamentos garantem uma ótima qualidade de vida. Durante a tarde, a temperatura do imóvel tende a cair. 

– Apartamento Poente: Nesses casos, o apartamento pega sol durante a tarde, quando ele está se pondo. Esses imóveis possuem um fator que é a luz natural prolongada, auxiliando na economia de energia e trazendo a sensação de que o dia foi mais longo. Entretanto, receber tanta exposição solar pode deixar o ambiente mais abafado, então é preciso pensar em uma alternativa para refrescar o ambiente durante o verão. 

Mas, afinal, como saber qual é o apartamento ideal para mim? Isto vai depender tanto do clima da região em que o local está localizado, quanto da direção que a frente do imóvel está apontada. 

2. Saiba se a face do apartamento é norte, sul, leste ou oeste 

Apenas saber se o apartamento é nascente ou poente não garante o quanto de sol ele pega. Descobrir para qual direção a fachada do prédio está localizada é extremamente importante. Agora, se você não se recorda das aulas de geografia, não tem problema! Com a ajuda de qualquer aplicativo de bússola no seu celular, você consegue saber quais as coordenadas e os seus pontos positivos e negativos. Entenda abaixo: 

– Face Norte: Apartamentos que recebem maior insolação diária durante o ano. Ou seja, são imóveis bem valorizados no mercado pela ótima iluminação. São os melhores para prevenir a aparição de mofo, ácaros e umidade, além de proporcionar uma qualidade de vida maior e mais econômica aos moradores. 

– Face Sul: Apartamentos que possuem baixa iluminação natural, pois recebem poucos raios solares. Imóveis assim costumam ser mais frescos, apresentando um ambiente mais arejado nos dias mais quentes. São também uma ótima opção para quem quer economizar com ar-condicionado e ventilador. 

– Face Leste: Apartamentos que recebem insolação pela manhã. Nesses casos, os raios são menos intensos e pouco prejudiciais à saúde. Se expor ao sol entre as 6h e as 10h da manhã contribui diretamente para a saúde dos ossos, do sistema imunológico e da mente também. Ou seja, são opções perfeitas para quem gosta de meditar nas primeiras horas do dia. 

– Face Oeste: Apartamentos que mais recebem luz durante a tarde. Costumam ser mais quentes, porém o morador gasta menos energia, já que o ambiente se mantém bem iluminado durante o dia inteiro. Além disso, ambientes assim passam aquela sensação de que o dia ainda está longe para terminar, ajudando a produzir serotonina e dopamina, que são neurotransmissores do bem-estar e da motivação. 

3. Conte com a Livar para definir qual a melhor opção para o seu imóvel 

Você é uma pessoa que gosta de acordar com o pôr do sol e de ter plantas no apartamento? Ou você prefere chegar em casa e sentir que o dia ainda não acabou? Sua família tem aquela pessoa que opta por um lugar fresco, para poder relaxar? Então faça uma análise sobre o que você e a sua família preferem, combinando com o que cabe no seu bolso.  

Aqui na Livar, temos o melhor time de assessores para te ajudar a definir o imóvel perfeito, que esteja dentro do seu orçamento. Possuímos os melhores especialistas no mercado que vão te auxiliar na conquista do apartamento dos seus sonhos. O lar dos sonhos existe. E o lar ideal para você está por aí. A gente sabe que é difícil fazer isso sozinho, então a gente te ajuda a encontrá-lo. 

Mostrar comentáriosClose Comments

108 Comentário

Deixe um comentário